Lígia Fascioni

Sou uma engenheira eletricista que, após 11 anos programando robôs, caiu de amores pelo design. Tenho um site dedicado ao estudo da identidade coporativa (www.ligiafascioni.com.br) e escrevo semanalmente no Acontecendo Aqui, especializado em comunicação e marketing. Também sou colunista do www.design.com.br.

Atuo profissionalmente como consultora e palestrante, além de ministrar aulas no curso de graduação em design (Unisul) e pós-graduação em Design e Inovação (FCJ, Joinville). Em 2006 publiquei “Quem sua empresa pensa que é?” e em 2007, “O design do designer“, ambos pela editora Ciência Moderna, RJ.

Além de marketing e design, adoro literatura, arte, economia, animais, fotografia, política, atualidades, histórias em quadrinhos e cinema, assuntos sobre os quais vou escrever nesse blog. Também costumo viajar de moto com o meu marido, e no site relatei algumas dessas experiências. Você pode me escrever diretamente usando o endereço ligia@ligiafascioni.com.br.

Obrigada pela visita e volte sempre!

16 Respostas to “Lígia Fascioni”

  1. rzxdl Says:

    Good site!!!

  2. Alexandre Says:

    Adorei seu site e me ajudou muito. Após 15 anos atuando na área de marketing em empresas começo neste mês a dar aulas de marketing e semiótica. Agradeço a contribuição. Vou entrar sempre!!!

  3. Gerson Says:

    Boa tarde, Lígia.

    Você vai gostar disso.

    Se o cliente reclamou que o logo está pequeno demais no anúncio?

    Recomende para ele ‘Make my logo bigger’ (Aumente meu logo), sugere o site criado pela americana Agency Fusion. É uma brincadeira com uma queixa atribuida aos clientes que nao entendem o trabalho da criaçao. O produto ficticio tem até comercial, clique na imagem abaixo para ver no YouTube. Dica do Adrants. 05/11 Blue Bus

    Lígia Fascioni: Adorei, Gerson! Já vai para o blog! Obrigada!
    http://www.bluebus.com.br/show.php?p=2&id=80339

  4. bibomedia.com Says:

    🙂

  5. Monica Fuchshuber Says:

    Querida Ligia!

    Somente hoje tomei conhecimento do seu blog!!
    Perdoe-me a mancada!…rs
    Mas já devorei todos os links e colunas!
    Só posso dizer, parabéns por mais esse espaço!
    Beijo e sucesso!!
    Mônica

  6. Laura Says:

    Oii tia Lili,
    é a Laura!
    Tudo bom com você??
    Adoreii seuu blog, seu site!
    éa super legal!!
    Tudo de bom!

    Bjs da sua subrinha Laurinhah

  7. Luciana - abcDesign Says:

    Oi Ligia!
    Pode entrar em contato comigo para falarmos sobre parceria com a Revista abcDesign?
    Beijo e obrigada!

    P.S.: Parabéns pelo blog!

  8. Daniela Marques Says:

    Cara Sra. Lígia Fascioni, venho por este meio solicitar a sua ajuda na elaboração de um trabalho sobre design e gestão. Estou farta de procurar informação sobre este tema e nao tenho nada em concreto. Gostaria muito que me pudesse ajudar. Obrigada, cumprimentos, Daniela Marques

  9. ligiafascioni Says:

    Oi, Daniela!

    Terei o maior prazer em ajudá-la se você for um pouco mais específica no tipo de ajuda que deseja.

    Por ora, posso dizer para você dar uma olhada nas minhas aulas de gestão do design ( http://www.ligiafascioni.com.br/aulas_GD.html ) e também a minha tese de doutorado, que fala sobre o assunto ( http://www.ligiafascioni.com.br/artigos/TESE_Ligia_C_Fascioni.pdf ). Também vou publicar um artigo no P&D Design 2008 sobre o ensino de gestão do design no Brasil. Se você achar que é necessário, posso lhe enviar o artigo antes mesmo da publicação, que será em outrubro.

    Sucesso, calma e tudo de ótimo para você!

    Lígia Fascioni
    http://www.ligiafascioni.com.br

  10. Lipi Says:

    Olá

    Respondi seu artigo sobre design no link abaixo da seguinte maneira.

    http://www.ifd.com.br/blog/2007/06/18/o-que-e-mesmo-design/#comment-16574

    Achei esclarecedor o seu artigo sobre design, mas devo ressaltar que voce se equivocou em mencionar que Hair Design é inadequado.
    Um profissional hair design pode fazer sim um design de corte ou um design de cor e até um design de modelagem, e para ser produzido em série sim, o profissional tem que poder explicar suas obras, os por que ?, para que outros possam refazer, e ele mesmo, por que senão numa proxima visita do cliente, ele não conseguirá repetir o design anterior, ou seja não houve técnica, foi aleatório e só na inspiração, esse profissional se torna desqualificado e fora do mercado.
    Isso sim faz um bom profissional hair design, poder explicar suas obras e a dos outros profissionais, refaze-las, e em qualquer cabelo, de qualquer tipo, porque todas querem ser todas.

    Visite

    Pivot Point
    Longueras
    Vidal Sasson
    Tony and Guy

    Abraço

    Lipi

  11. ligiafascioni Says:

    Oi, Lipi!
    Muito obrigada por ter escrito. Essa dúvida que você tem é de muita gente mesmo. A questão do hair design, como eu disse, tem mais a ver com a inadequação à produção em escala industrial (estamos falando em design industrial). Assim, é claro que um bom cabeleireiro fundamenta bem o corte e desenha esquemas para que outros possam reproduzi-lo. A diferença, muito sutil, é que você não corta cabelos em escala industrial como uma máquina faria.

    Justamente, o diferencial dos cabeleireiros é se preocupar com cada pessoa individualmente, provendo uma solução personalizada. Mesmo que a cliente queira um cabelo igual ao da moça da novela, um bom profissional certamente terá que analisar se o corte é compatível com o tipo de cabelo, o formato do rosto, a personalidade da pessoa, a cor, o estilo de vida e muitos outros detalhes, o que inviabiliza completamente o corte em escala industrial, concorda?

    Além do mais, por mais bem fundamentado que seja o conceito do corte, uma escola de cabeleireiros não ensina semiótica, teoria das cores, história da arte, gestalt e outras disciplinas fundamentais ao exercício do design.

    Assim, que fique bem claro: o termo design não se adequa ao trabalho feito por cabeleireiros (na minha opinião, tende mais para uma consultoria de estilo). Isso não significa que o cabeleireiro seja menos que o designer. São apenas funções diferentes, com formações distintas, cada uma com seu valor.

    De qualquer maneira, obrigada pelo comentário, espero que tenha auxiliado outras pessoas que estão com o mesmo tipo de dúvida.

    Abraços,

  12. Blog de Lígia Fascioni « info cabana Says:

    […] Sou uma engenheira eletricista que, após 11 anos programando robôs, caiu de amores pelo design. Tenho um site dedicado ao estudo da identidade coporativa (www.ligiafascioni.com.br) e escrevo semanalmente no Acontecendo Aqui, especializado em comunicação e marketing. Atuo profissionalm…>bloguear […]

  13. JO Says:

    GOSTEI MTO DE SEU BLOG
    APRECIO O DESING

  14. Erasmo Rizzuto Says:

    Ou seja, se fosse na Grécia Antiga, você seria uma pessoa normalíssima, criativa, curiosa por natureza e competente em mais de uma área.

    No nosso Século XXI, onde a mente humana foi atrofiada de todas as maneiras, pode ter certeza de que vão implicar com o fato de você ser polivalente, mas, na minha humilde opinião, o que o povo tem é inveja!

    Parabéns pelo conjunto de sua obra! Me mande logo a carteirinha de sócio do seu fã-clube!

    BJKS

  15. Tokie Esaka Says:

    Oi Ligia, adorei o seu site / blog. Parabéns!!!
    Encontrei o seu site através de uma busca no google (santo Google… não dá para viver sem ele…)
    Bem, deixe me apresentar: meu nome é Tokie, sou designer, formada em Arquitetura pela FAU-USP. Morei por 5 anos no Japão, trabalhando com design e após voltar a São Paulo, trabalhei em algumas agências de propaganda/design.
    Hoje, sou a gerente responsável pela área de criação da Walt Disney Company. Desenvolvemos produtos de licenciamento, campanhas de lançamento de cinema/DVD, promoções,… Mas a minha verdadeira paixão é o ponto-de-venda! Acabei de voltar de NY, com muita vontade de me aprofundar muito em design no varejo: conceitos de loja, visual merchandising, marca-própria. Vi num dos seus artigos que ministra um curso gestão do varejo com foco em design. Moro em SP. Você conhece um bom curso de pós-graduação nesta área? Bjs e muito obrigada pela atenção! Tokie

  16. Ivan-MS Says:

    Descobri o Blog graças ao post “Vida Fumê” (07/01/2009) e ainda preciso explorá-lo, mas a primeira impressão foi excelente. Parabéns, sucesso e vida longa ao Blog e a você!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: