Desafio intestinal

Há alguns anos, quando a Danone lançou o iogurte Activia, escrevi uma coluna a respeito no Acontecendo Aqui sobre a constrangedora propaganda criada para promover o produto.Como eles decidiram ressucitar a tal campanha, vou ressucitar também a coluna. Leia e veja se você concorda.

Iogurte constrangedor

Essa semana recebi o mesmo e-mail de umas cinco fontes diferentes, sempre relatando o texto de um certo Eduardo Wollmansghew Jr, publicitário que espinafra a propaganda daquele iogurte Activia, da Danone. O palavreado é deselegante, mas ele consegue traduzir bem o que um monte de gente está pensando a respeito do assunto.

Para quem ainda não sabe do que se trata, o Activia é um iogurte concebido para potencializar as atividades intestinais daquele povo que vive trancado, gente que mora num corpo avarento que guarda para si tudo o que come.

Pois a Danone resolveu lançar um desafio para essas tripas preguiçosas: se a pessoa consumir 15 unidades do tal iogurte regularmente e mesmo assim não cumprir o objetivo lá no banheiro, a empresa ressarce o dono do aparelho digestivo teimoso.

Quem será que teve essa idéia tão espetacular? Acredite ou não, a agência responsável é ninguém menos que a poderosa Y&R, que atende a conta no mundo inteiro. E tem mais: a mesma campanha está sendo veiculada em vários países do mundo. Na América Latina, participam da promoção de intestinos preguiçosos apenas os aparelhos digestivos mais importantes: Brasil e México.

Gente, mas como é que a pessoa vai provar que o produto não funcionou? O regulamento descreve uma verdadeira epopéia, chega a dar dor de barriga só de pensar: depois de encher a cara de iogurte e continuar entupido, você coloca todas  as tampinhas cuidadosamente guardadas em um envelope e envia para a Danone pelo correio, com um formulário apropriado. Então você espera cerca de 30 dias para a Danone enviar para você outro longo e detalhado formulário que deve ser preenchido com cuidado. Assim que recebem a sua resposta, eles analisam o seu caso e, se ficarem convencidos da incompetência do seu aparelho digestivo, cumprem a promessa. Será que o objetivo da promoção não é vender mais selos? Sei não. Tem alguma coisa aí.

Será que vale a alugação de preencher esses papéis todos, juntar rótulos e ir várias vezes ao correio (sendo que você preferia ir ao banheiro) só para ter menos de R$ 30,00 depositados na sua conta bancária? Para quem já está com o intestino preso, não deve ser uma espera nada agradável. Na verdade, parece mesmo um castigo. E ainda tem aquela preocupação: será que eles vão divulgar o nome dos vencedores do concurso, ou seja, aqueles que tomaram mais iogurtes sem conseguir resultados? Será que vão comparar o desempenho dos vários países?

Promoção é uma coisa muito boa na propaganda. Eu mesma não resisto a uma. Mas bom senso e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Promoções que constrangem quem está participando, sorteios que mais parecem aquelas rifas que a gente morre de medo de ganhar e até concursos onde se investe na divulgação para atrair participantes e nunca divulgam o resultado (como uma rede de lojas de roupas aqui do Estado fez recentemente, simplesmente recolhendo os formulários e nunca mais falando do assunto), só contribuem para prejudicar a imagem da marca.

Convém pensar em como o usuário se sente cada vez que aparece um gênio da propaganda propondo um cirquinho de horrores como esse.

Lígia Fascioni | http://www.ligiafascioni.com.br
02/10/05

Anúncios

3 Respostas to “Desafio intestinal”

  1. vertov rox. Says:

    alguém consegue ficar trancado tipo 15 dias?

  2. Michelle Oliveira Says:

    Muito Boa Lígia! Quando agente pensa que está livre dos manipuladores, eles aparecem querendo até mandar no que fazemos entre quatro paredes!!
    Abçs

  3. Rômolo Says:

    Ahaha! Essas piadas nascem sem precisar de um humorista.
    Muito bom, Lígia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: