Humberstone

Ontem fomos visitar a cidade fantasma de Humberstone, perto de Iquique. A cidade é fantasma porque foi construída em 1872 para abrigar os funcionários de uma usina de salitre.  Em 1960, a cidade foi completamente abandonada, pois o negócio do salitre faliu…

A visita é impressionante: há uma teatro maravilhoso, escola para 150 alunos, igreja, praca, padaria, mercado, sapataria, lojas, casas, hospital; tudo para os seus 1.300 habitantes (para se ter uma idéia do porte, San Pedro de Atacama tem 2.000 habitantes hoje), funcionários da mineradora e suas famílias.

É de se pensar onde essa gente toda, que tinha uma estrutura social tao certinha e conhecida, provavelmente tendo morado lá a vida toda, foi parar depois do desmonte. Tudo continua intacto, inclusive os prédios mais antigos e casas estao sendo restaurados. A cidade-museu foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO em 2005.

Infelizmente estou trabalhando agora num Ruindows pré-histórico e nao consigo baixar a resolucao das imagens para publicar no blog. Ai que saudades do meu Mac…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: