Idéia muito boa

A minha coluna dessa semana no site Acontecendo Aqui fala de uma idéia muito bem bolada pelo jornalista e especialista em web Frederick van Amstel: a Assembléia Constituwiki!

ASSEMBLÉIA CONSTITUWIKI

03-07-2007 O Brasil ainda não está totalmente perdido. O jornalista Frederick van Amstel, numa inocente conversa de bar com os amigos, teve uma idéia muito legal: editar a constituição brasileira numa plataforma wiki. O Fred, como é mais conhecido, é brasileiro de Curitiba, e dos bons. O moço é especialista em usabilidade na web e edita um dos blogs mais freqüentados do ciberespaço: é o www.usabilidoido.com.br, uma referência que vale a pena conhecer.

Mas voltando à idéia dos patrióticos companheiros de bar, vamos ao conceito que fundamenta a iniciativa: wiki é uma coleção de páginas interligadas que podem ser editadas por qualquer pessoa. Essa é a forma mais sensacional que conheço de compartilhar experiências, conhecimentos e, principalmente, inteligências. Dá para escrever livros, manuais, preparar cursos, tudo de forma colaborativa. O mais bem sucedido exemplo de wiki até hoje é a enciclopédia aberta Wikipedia, sobre a qual falei a respeito na coluna Wiki Wiki Wikipedia em 2005.

Se hoje o país está tão bagunçado, tão desorientado, tão imoral, a culpa também é nossa. O historiador inglês Antony Toynbee já dizia, com muita propriedade, que “o maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que eles serão governados pelos que se interessam”, e os Renan Calheiros da vida estão aí para provar a tese. Meu senso de dever cívico não chega ao ponto de me candidatar a alguma coisa (até porque acredito que a política partidária está longe de ser o único caminho para fazer diferença), mas penso que incentivar iniciativas como essa pode ser um começo. Já pensou quanta gente boa deve ter por aí que poderia contribuir para arrumar essa sopa de letrinhas doidas que é a nossa constituição? No mínimo, a gente vai aprender bastante, além de ter a oportunidade inédita de dizer o que pensa de maneira ordenada e conseqüente.

O endereço, para quem quer saber mais, é assembleiaconstitwiki.org e basta se cadastrar para participar da edição do texto da nossa constituição. A idéia é enviar ao Congresso Nacional em setembro (achei o prazo um pouco curto, já vou me manifestar!) uma versão aprimorada da constituição elaborada por brasileiros sem mandato. Pode até não dar em nada, mas, na qualidade de ignorante em constituição, já fiz minha inscrição para aprender mais e acompanhar os debates.

Já dizia o sábio Luís Fernando Veríssimo que o Brasil está desse jeito porque todas as pessoas que têm a solução para os problemas do país estão dirigindo táxis ou cortando cabelos neste momento. Vamos ver se há pelo menos algumas com o mouse na mão.

Anúncios

2 Respostas to “Idéia muito boa”

  1. Josué Says:

    A respeito de seu último artigo no “Acontecendo Aqui”:

    Pra mim você não passa de uma metida, frustrada como mulher, em busca de uma compensadora carreira profissional. Todos os seus artigos são “lugar comum” em matéria de design ou mediocres como este, em que gasta um precioso tempo inflando seu alterego. Aliás, esse artigo reflete exatamente tudo o que você é: alguém que quer ser admirada porque frequenta a “amazon”, lê inglês, fez pós, sabe isso, aquilo etc. Mas, na verdade, é mais uma mal amada nessa era de solitários, que se refugia no seu escritório particular, debruçada no laptop pensando no que deu errado e o que falta para a felicidade chegar a você. Mas de nada adiantaria essas críticas se ao menos eu não puder lhe dar um conselho: coloque uma mochila nas costas e vá passar uns 5 anos no Peru, ou no Nepal… Primeiramente, coloque apenas o que você considera necessário e saia para caminhar na sua rua. 1 Km por dia! Logo, quando o peso estiver acabando com você, vai descobrir que o que você acha que era necessário, não é tão necessário assim. E aí está o primeiro aprendizado. Após se dar conta de que canudos, batons e curriculos não somam nada à sua vida, é hora de partir. Então, voltará como uma nova mulher, mais simples, humilde e, certamente, muito mais bonita!
    Forte abraço!

    Josué Alcântara
    Supervisor de Marketing
    Peugeot do Brasil
    MBA, Pós, Mestrado, 2 faculdades, 23 anos de profissão e humilde!

  2. ligiafascioni Says:

    Uau, Josué!
    Fico feliz em saber que mesmo me achando tão desprezível, lê meus textos tanto aqui no blog como no Acontecendo. De qualquer maneira, não esperaria outra atitude de alguém tão humilde e tão cheio de sabedoria para compartilhar. Mas conte, como foi sua viagem ao Nepal? Ou você não precisou ir até, lá, já que é humilde de nascença?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: